sábado, 26 de dezembro de 2009

Ho ho ho Feliz Natal...Jesus de 25 de Março!

Frase do Dia...

"A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"  LP

       Enfim o dia de Natal, não sei pra você, mas como esse ano tem passado rápido nem houve tanta preparação por parte da minha familia, quando vimos...ops! o Natal! heheh presentes, ceia, cartões...acho que se não fosse pela árvore montada com os piscas, logo após a quarta-feira de cinzas, e pelas cortinas brancas e vermelhas, o clima seria o mesmo.



       Bem, e é sobre isso que vou escrever hoje, o clima, o espírito, o verdadeiro sentido desta data que parece que a cada ano se envolve no mesmo questionamento: "O que estamos verdadeiramente comemorando"? Não é preciso pensar muito, nem mesmo pesquisar sobre o que o Natal se transformou nos dias atuais.
       O período mais aguardado pela maioria das pessoas chegou e nele recebemos muitas mensagens de paz, amor, prosperidade, muitos “fluidos” positivos. Há uma atmosfera fraterna e religiosa no ar. Nossa alma se enleva com melodias familiares de Natal; músicas que nos embalam desde criança, luzes coloridas piscando, as ruas agitadas em busca de presente(s) para pessoas amadas, os preparativos da ceia; um lauto jantar – claro, para aqueles que podem! – Tudo isso nos mostra uma participativa confraternização. O que importa é a atmosfera de festa, alegria, pois é Natal. Quem vai querer parar para refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal? Não, não dá! O que importa é o que sentimos, não o sentido real! Deixemos isso para outra hora...



Em um portal para jovens chamado "Spiner", Edvaldo Figueiredo conta que o Natal é a época onde podemos verificar como funciona o consumismo em um país capitalista, faz uma analogia em cima do Brasil, que vem crescendo a cada dia e segundo alguns especialistas em economia  se tornará uma nação desenvolvida em poucos anos.

    "Os trabalhadores ficam ansiosos para receber seu décimo terceiro [...]. Boa parte dessas pessoas utiliza o dinheiro para pagamento de dívidas que supostamente foram adquiridas no Natal passado, outros assim que recebem já saem gastando aquilo que levou o ano inteiro para chegar[...]"

    O autor cita o exemplo, na capital de São Paulo, da rua 25 de Março, região de comércio popular onde se vende de tudo desde brinquedos e roupas a utensílios domésticos, um verdadeiro shopping de rua, como outros da cidade - Brás, José Paulino no Bom Retiro e Sta. Ifigênia - quando chega o final de ano, os meios de comunicação de massa estão por lá, procurando mostrar a correria das compras. Nesta período podemos comparar esse local como uma verdadeira praça de guerra, consumidores brigam pelas melhores ofertas, donos de lojas reclamam da concorrência ilegal provocada pelos camelôs que não pagam nenhum imposto em suas mercadorias e esses mesmos camelôs brigam com a policia que tem o direito de apreender todo o material irregular.

      Será que o verdadeiro sentido do Natal é esse mostrado acima, onde as pessoas só pensam em gastar, consumir, possuir, entre outras coisas? É dessa forma que o verdadeiro sentido do Natal se esvai, e nos restam apenas ilusões de uma sociedade de consumo misturada ao sentimentalismo das boas ideologias humanistas – “faça o seu Natal com os pobres” . O Salvador, neste clima natalino, é apenas um background; um segundo-plano para tantos destaques e luzes, é o que diz Raniere Menezes em seu site Monergismo.



       É inevitável atentar a esse fato,  estamos numa sociedade mais consumista, mais materialista, mais ligada a ostentação, ao egocentrismo, a individualidade, a luxuria e aos prazeres. As pessoas estão esquecendo o real valor pela data de 25 de Dezembro, dia em que é comemorado o Nascimento de Jesus Cristo, época de celebração, de reflexão, onde devemos parar e pensar sobre o que fizemos de bom e ruim o ano inteiro, pedir perdão pelos erros cometidos e agradecer as graças alcançadas.

       Receber um presente de Natal é ótimo, mas não é o mais importante, um abraço, um beijo, entre outras formas de afeto ao seu ente querido, pode ter mais valor do que um bem material. O Verdadeiro sentido do Natal é isso, poder confraternizar este dia em paz junto com a família e os amigos, aqueles que estão amargurados com alguém que lhe fez algum mal, esqueça o que lhe foi feito e deixe a magoa para trás, fique de alma lavada para o Ano Novo que está chegando, e leve todo esse astral, essa aura e todas as coisas boas para os demais dias do ano, porque é isso o que pede esta ocasião, não adianta ao aproximar-se a atmosfera natalina, beijarmos, abraçarmos e nos confraternizarmos fingindo amizade e amor, quando, na verdade passamos o ano inteiro “puxando o tapete” do próximo, mentindo, enganando, esbanjando ridícula vaidade, cometendo injustiças e torpezas, inflando arrogância, discriminando, constrangendo moralmente, envolvidos em intrigas e fofocas, disputas desonestas, traindo, ameaçando, sendo revanchistas, impiedosos e hipócritas.

Não sou o dono da verdade, longe de mim, não sejamos hipócritas, nem tanto a terra nem tanto ao céu, eu creio sim que se deva dar o devido respeito e importância a esta data, mais que isso que seu signifcado de estenda por todos os demais dias do ano. Comer bem, realizar desejos e prazeres, vontades e sonhos, dar e receber presentes é bom sim, não acho pecado, mas podemos fazer mais que isso ao longo do ano, no dia-a-dia com as pessoas que se mostram necessitadas de uma palavra amiga, de um apoio,um ombro, um prato de comida, alguém que ouça sua história, enfim eu posso ter dito muitas bobagens e besteiras, afinal estou imbuido desse clima sentimental, mas é nisso que creio. Faço votos de um Feliz Natal a todos e que reflitam mesmo nessa data, que de certo as vezes chega a ser triste, pra mim refletir traz lembranças boas e tristes e nessa mistura eu fico bem sentimental, mas saio dela com recordações de ótimos momentos e ótimas pessoas que já encontrei e pude compartilhar histórias incríveis.

Abraços a todos, fiquem com Deus!
SSS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário