sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

"RetrÔ do Ano que PassÔ" - Política em 2009

Série RetrÔ

       Eis-me aqui novamente, num novo ano com a mente ainda em 2009, mas esclareço o por que. Fim de ano, festas, confraternizações o que me tomou o tempo mas não a criatividade - embora a originalidade passasse longe, confesso - fiquei de ver e rever as retrospectivas das emissoras de televisão e sites da mídia impressa e trazer a vocês o que pra mim foi marcante no ano que agora conjugamos no passado, alguns com saudades outros querendo esquecê-lo. Resolvi a princípio realizar um ranking, mas foram tantos itens que imaginei que classificar seria de muito mau gosto dado alguns temas cujo cunho não são para se alegrar.

     Dividi então em cinco categorias, são elas: Esporte, Shows, Política, Perdas e um que chamei de Só mesmo em 2009!, seguem abaixo brevemente comentadas, para você que viu poder relembrar e se não viu, ou nem ficou sabendo, ler e guardar.


Política em 2009

O ano de 2009 nos reservou 'muitas e boas' para a Política, tanto nacional como internacional, lá fora tinhamos uma grande expectativa sobre a posse de Obama, a esperança de todo o mundo depositada num homem com sobrenome Hussein, ironia? não, de fato a crise deixou claras as reais necessidades de um mundo que viu sua maior potência patinar como um bêbado no caminho de casa. Por aqui os mesmo atores de sempre, Collor, Sarney e alguns antagonistas querendo o papel principal mesmo que seja apenas para mostrar o dinheiro na meia, o lindo castelo de origem mal explicada, enfim as peripécias dessa nossa política.

A POSSE DE OBAMA - A blindagem de dois mandatos do republicano George W. Bush caiu, vazada pelo primeiro negro a ocupar a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. Com o slogan "Yes, We Can", o agora Nobel da Paz vem confirmando na história uma esperança a ser realizada.



SILVIO BERLUSCONI - O primeiro-ministro italiano como sempre, esse ano mais que nunca, não podia ficar de fora, afinal ele foi envolvido em uma série de escândalos sexuais, chamou uma rival política de feia e burra e comparou a situação das pessoas que perderam tudo nos tremores da região de L'aquilla a um fim de semana num camping, já que estavam abrigados em barracas.

GOLPE EM HONDURAS - Em virtude de suas ações para tentar alterar a constituição e se manter no poder à La Hugo Chaves, o presidente Manuel Zelaya foi destituído do poder. E em seu lugar, Roberto Michelleti assumiu o comando como interino, após o exílio, Zelaya voltou ao país e se refugiou na embaixada brasileira, onde permanece. No final de novembro, novas eleições foram realizadas e Porfirio Lobo saiu-se vencedor na disputa, mas alguns governos internacionais, entre eles o brasileiro, não reconheceram a legitimidade das eleições realizadas.



SUPLICY MOSTRA CARTÃO VERMELHO - Neste ano, Suplicy apresentou cartão vermelho para José Sarney no auge da crise no Senado e desfilou de cueca vermelha por cima da calça pelo Salão Azul do Congresso a pedido de Sabrina, do "Pânico na TV".


EDMAR MOREIRA - O mesmo Conselho de Ética que responsabilizava Edmar Moreira (ex-DEM-MG) por fazer mal uso de verba indenizatória o isentou da acusação de passar notas frias de empresas de segurança. O CES estava atrás do deputado que não declarou o castelo de R$ 25 milhões, em nome de seus filhos. Recebeu pena alternativa a pedidos do deputado Hugo Leal (PSC-RJ) e continua na Casa usufruindo os benefícios previstos para seu cargo, a contragosto do relator vigente que pediu a sua cassação, Nazareno Fonteles (PT-PI).

Tivemos também neste ano, o então governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, xingando o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de "veado"e "maconheiro". O ministro respondeu à truculência chamando o colega de "estuprador do pantanal". O Mensalão do DEM e a discussão de Collor foram outras situações presentes na mídia. Pra fechar com chave de ouro, o ex-presidente e senador citado foi eleito, por 22 votos favoráveis, como "imortal" para a Academia Alagoana de Letras, pasmem.

Veja também os Shows, Esportes,  as Perdas e o que de estranho aconteceu em 2009!

Principais Fontes: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário